quarta-feira, 22 de junho de 2011

Arquitetura Eclesiástica / Estilo Gótico








É um estilo arquitetônico que segundo pesquisas, é a evolução da arquitetura romântica e precede a arquitetura renascentistas. Foi Desenvolvido na França em pleno período Medieval, onde originalmente se chama "obra francesa" (opus francigenun). O termo "gótico "só apareceu no final da renascença como um insulto estilístico.Como o período medieval foi marcado pela supremacia da Igreja Católica, era muito importante aperfeiçoar as estruturas eclesiástica para que os fiéis pidessem ter mais conforto e afeição com esta. Como o estilo gótico espalhou-se rapidamente pot todo o Continente Europeu era necessário que este novo estilo arquitetônico trousesse inovações nas técnicas. Durante quatro séculos a arquitetura gótica desenvolveu-se radicamente os elementos de arquitetura fioram aperfeiçoados, o interior das novas catedrais passaram a possuir luminisidade e também passaram a ser exuberantemente altas.








O gótico é um estilo artístico europeu que se inicia no ano 1140 e termina nas primeiras décadas do século XVI.




A Catedral de Burgos é uma catedral dedicada à Virgem Maria. Sua construção começou em 1221, seguindo os padrões góticos franceses, mas também segue a tradição germânica, especialmente nas agulhas de pedra perfuradas e ornamentação geométrica.




CATEDRAL GÓTICA





01. Pináculo: O ponto mais alto, forma decorativa de remate.

02. Abóbada: São tetos côncavos e arqueados, extremamente pesado.






03. Arcobotante - Boratéu: é uma construção em forma de meio arco, erguida na prate externa dos edifícios românicos góticos, para apoias as paredes e colunas, só assim se consegui aumentar as alturas das edificações dando beleça e função. A arcobante liga-se aos contraforte, e este ligados auxiliam nas sustentação do peso da abóbada.










04. Clerestório: São paredes formadas por um conjunto de janelas laterais para iluminação ,natural ,da neve

05.Gárgula: tem a função de escoar as águas pluviais da cobertura do telahdo dos edifícios góticos, para não escorrer pelas paredes,mas também de decoraçãi do ambiente existe uma lenda que a noite elas criam vidas, como tamém que elas afastam os mais espiritos.


06. Trifório: são galerias estritas, aberta (ou arcada cega) sobre o andar sas arcadas, tribunas, clerestório, não existe janelas faz ligação estética entre os outros dois ilementos do conjunto dando outra plasticidade a parede, que ficaria vazia e fechada para o exterior. 07. Arcada: é formado por uma seguencia de arcos, em geral formando um plano divisor de espaços, as quais assentam-se em colunnas.


08. Nave: é a ala central de uma catedral, existe as Naves colateral - que ficam ao lado.


09. Contraforte: é um reforço, geralmente constituído de um pilar de alvenaria na superfície externa ou interna de uma parede, para sustentar a pressão de uma abóbada, terraço.

Rosácea : Conjunto de vitrais dispostos em forma circular.
Traceria: são estruturas em pedra ou as vezes madeira que separam os vitrais da rosácea.





Lóbulo:elemento decorativo formado por um segmento de círculo que se multiplica formando um conjunto ornamental.




















































Vitral: desenhos no vidro das janelas, que podem ser feitos de mosaicos ou pintura, muito usado na arquitetura gótica.




















Jamba: nome dado as colunas nas laterais de janelas, lareiras ou portas.






Arquitrave: é uma trave que sustenta duas ou mais colunas.





Arquivolta: tem o objetivo de emoldurar, ou seja decorar uma abertura em arco, usada em conjunto para decorar portais e as vezes as janelas do clerestório

Nenhum comentário: