terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

HISTORIA DO MOBILIÁRIO

EGITO




A arte egípcia era dedicada à morte, a religião influenciou toda a vida egípcia, na organização social e política, determinando o papel de cada classe social.



Em relação ao mobiliário, eles faziam móveis de cores vivas e de diversos materiais como: ouro, pedras preciosas, madeira, pedra, marfim, couro, tecidos, junco.

Os móveis eram camas, cadeiras, cadeiras de braço, bancos, mesa, mesa portátil, arca, armações de leitos, divãs, dossel, vasos, apoio para cabeça.


O estilo dos móveis em geral eram baixos e formas e desenhos de diversos, bem diferentes e muita vezes revestidos de ouro, as pernas das camas, cadeiras, bancos representavam alguma pata de animal ( touro, leão, gazelas,...), também se usava muito assentos de ripas de madeiras e sempre na forma côncavo ou curva dupla e pés cruzados onde tinham forma de pescoço e bico de pato.


As arcas eram usadas para guarda peças de vestuário ( objetos de toaletes) ou outros utensílios em geral, sempre decoradas com pinturas e embutidos com pedras preciosas, também gostavam de fazer suportes para vasos com pernas elegantes curvadas e afastadas

Usavam também dosséis, cortinas finas como mosquiteiros e cortinas grossas para proteção de correntes de ar e para privacidade. Os dosséis eram decorados com ouro baço, interiormente com folhas de ouro marteladas e gravadas com hieróglifos que indicavam os títulos do marido, no caso das rainhas.




































Trono do Faraó Tutancâmon

Maravilhoso!!!! a riqueza dos detalhes



Como os Egípcios considerava as crianças um adulto em miniatura, devido a isso, os móveis para criança eram a miniaturas do mobiliário adulto.

O móvel de uso cotidiano dos foram produzidos com madeiras importadas e eram extremamente luxuosos.


O móvel ao longo do tempo ficou restrito ao uso dos faraós, reis e rainhas, que também se reflete na produção e uso do mobiliário infantil. Não podemos descartar o uso do cesto produzido em fibras vegetais como leito infantil para a população pobre.






Aguardem ...

Mobiliário Romano

Um comentário:

Faniquito disse...

Oii, xará !!!

Amei seu post...tanto o texto como imagens. Eu adoro aprender e já saio com muitas informações. Esse é um dos motivos que fazem as visitas serem prazeirosas...sempre se aprende.:)


Beijinhos

Ana